Apropriação de Despesas

O Guia para a Apropriação da Despesa no Estado de Goiás visa aprimorar as práticas da execução orçamentária e financeira do Estado, especialmente quanto à apropriação de despesas.

Busca-se orientar, principalmente, os servidores das áreas de finanças públicas que trabalham rotineiramente com a emissão de empenhos, para melhor seleção e uso da classificação das diversas naturezas de despesa.

Vale destacar que essas orientações são apenas complementares às apresentadas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) vigente, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e obrigatório para União, Estados e Municípios, no qual devem estar baseados e fundamentados todos os procedimentos de execução orçamentária e financeira.

Nesse sentido, torna-se obrigatória, para qualquer servidor que esteja atuando em algum momento da execução orçamentária e financeira, a leitura do mencionado Manual da STN, especialmente a Parte I do MCASP, que se encontra disponível na internet no endereço, na seção específica do MCASP:

Todo o conteúdo deste Guia estará disponível, na internet, neste site da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, podendo ser atualizado a qualquer momento. Por essa razão, recomenda-se não imprimir ou “salvar” uma versão deste manual, mas sempre consultar diretamente o manual online no site.

Conheça o Guia Completo para Apropriação de Despesas do Estado de Goiás – online.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Gerência de Monitoramento da Execução Orçamentária e Avaliação da Despesa - GEMAD

Fone: (62) 3269-2792

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.