Educação Fiscal

A Educação Fiscal é uma prática de cidadania que envolve o aprofundamento da relação entre Estado e sociedade na fiscalização e gestão dos recursos públicos. O programa desenvolvido na Secretaria da Economia de Goiás tem o objetivo de levar à comunidade em geral os conteúdos referentes ao papel social dos tributos, importância dos orçamentos para o bom funcionamento da administração pública, alocação e controle dos recursos, entre outros temas relacionados à gestão e fiscalização das finanças públicas.

Em Goiás, o Grupo de Educação Fiscal (Gefe) da Economia atua em cinco áreas:

  • ensino fundamental;
  • ensino médio;
  • ensino superior;
  • funcionalismo público;
  • e a sociedade civil organizada, como associações, sindicatos, ONGs e igrejas.

As atividades desenvolvidas pelo grupo englobam a realização de palestras, oficinas, encontros pedagógicos, cursos presenciais e virtuais e formação de disseminadores da educação fiscal. Nas escolas e universidades, o grupo orienta diretores e educadores com relação à inserção de conteúdos e criação de disciplinas da educação fiscal. Além disso, o Gefe trabalha na divulgação do conhecimento sobre um dos mais importantes projetos de cidadania da Fazenda - a Nota Fiscal Goiana – concebida como instrumento prático e direto de participação e Cidadania. A equipe de servidores que integram o Gefe recebe formação diversificada. Os cursos de preparação, em nível nacional, envolvem a participação de representantes da Receita Federal, Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, Controladoria Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério de Educação e Cultura, Procuradoria da Fazenda Nacional, entre outros.

A Economia parte do princípio de que o controle social está entre os mais importantes instrumentos de melhoria na gestão dos recursos públicos e por isso incentiva e investe na educação fiscal.

O Programa de Educação Fiscal em Goiás é coordenado pela Secretaria de Estado da Economia, com quadro formado por profissionais multidisciplinares das áreas de:

  • Fiscalização;
  • Educação;
  • Tecnologia da informação;
  • Comunicação

Contato:

Coordenação de Educação Fiscal - Secretaria de Estado da Economia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (62) 3269.2567/2568