Sistema de Contabilidade Geral - SCG

O Governo de Goiás, no intuito de promover a adequação da contabilidade do Estado aos padrões de contabilidade exigidos pela STN e o Conselho Federal de Contabilidade, modernizou o seu sistema contábil, lançando no ano de 2016: Sistema de Contabilidade Geral do Estado de Goiás (SCG), que registra e evidencia os fatos contábeis gerados pelas ações administrativas do Executivo Estadual.

O SCG utiliza o Plano de Contas Único das Federações Estendido, aplicando em suas regras de contabilização os procedimentos contábeis exigidos pelo MCASP (8ª edição) para emissão das demonstrações contábeis (DCASP) e relatórios contábeis exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

O SCG gerencia o Plano de Constas Aplicado do Setor Público (PCASP), o Ementário da Receita Orçamentária e todos os controles de disponibilidade financeira da Conta Única do Tesouro Estadual. O sistema realiza a contabilização de todos os documentos gerados pelo Sistema de Programação e Administração Orçamentária e Financeira (SIOFI-NET) e os registros patrimoniais do Estado de Goiás.

Atualmente, a Superintendência Contábil da Secretaria da Economia responde como órgão central de Contabilidade do Estado de Goiás, sendo responsável pela normatização contábil, consolidação das contas anuais e gestão do Serviço de Contabilidade e do SCG, instituído pela Lei Estadual nº 19.550, de 15 de dezembro de 2016, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 9.069 , de 10 de outubro de 2017.

Os manuais operacionais do SCG estão disponíveis no Portal de Informações Contábeis.

Acessohttps://www.intra.goias.gov.br