Planejamento Estratégico
O que é o Planejamento Estratégico?
O Planejamento Estratégico, hoje em execução pela Secretaria da Economia, já fazia parte do projeto de modernização da extinta Secretaria da Fazenda (Sefaz), tendo sido construído entre os meses de abril de 2018 a janeiro de 2019.
Em virtude da Reforma Administrativa instituída pela Lei nº 20.417, de 6 de fevereiro de 2019, quando a Secretaria de Estado da Fazenda passou a denominar-se Secretaria de Estado da Economia, houve a necessidade de realizar adequações no planejamento vigente, de forma a abranger e englobar as novas atribuições absorvidas pela Secretaria da Economia. Assim, nessa adequação foram contempladas as unidades administrativas correspondentes às antigas Superintendências Executivas de Planejamento e Instituto Mauro Borges que passaram a fazer parte da estrutura organizacional desta Secretaria, e consequentemente foi imprescindível revisar a Identidade e o Mapa Estratégico elaborados em 2018 para a então denominada Sefaz.
Elaborado para o período de 2019/2022, esse Planejamento Estratégico de 2019 teve como objetivo, consolidar as iniciativas isoladas já em andamento, alinhando-as com o objetivo de promover um direcionamento único, dentro de uma visão ampla da organização (vide Caderno do Planejamento Estratégico de 2019).
Como o Planejamento Estratégico acompanha a evolução da própria organização que não é estática, no final de 2020, nova revisão do Planejamento Estratégico foi proposta, com foco na simplificação e priorização de objetivos e iniciativas. Foram reformuladas também a Missão e a Visão da Pasta, em virtude da mudança na estrutura organizacional ocorrida por conta da Lei nº 20.820, de 04 de agosto de 2020, quando o Instituto Mauro Borges deixou de fazer parte da estrutura da Secretaria da Economia e passou a integrar a estrutura da Secretaria-Geral da Governadoria. Além disso, os valores praticados também foram revistos bem como os Objetivos Estratégicos, chegando assim a um novo desenho para o Mapa Estratégico dessa Pasta.
Veja a Versão Revisada do Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico encontra-se alinhado ao Plano Plurianual (PPA) e às diretrizes governamentais definidas no Plano de Governo eleito.
Propósito
As declarações de missão, visão e valores traduzem o propósito da organização, aonde ela almeja estar dentro de um determinado horizonte e quais as condições necessárias a serem respeitadas na condução de suas atividades para atingir esse fim. Os objetivos estratégicos a serem alcançados, apresentam as mudanças propostas em várias dimensões da organização, para que esta corrija os rumos e aumente sua geração de valor, de forma a cumprir sua missão e atingir sua visão, dentro dos valores previamente estabelecidos.
Missão
Visão
Valores

Objetivos Estratégicos da Secretaria da Economia:
Perspectiva Governo do Estado e Sociedade:
- Alcançar a sustentabilidade financeira e a solvência fiscal para o provimento de políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás
Perspectiva Processos Finalísticos:
- Melhorar a capacidade de pagamento do Estado
- Modernizar e aperfeiçoar a prestação de serviços ao contribuinte-cidadão
Perspectiva Apoio e Gestão:
- Institucionalizar e desburocratizar processos e procedimentos
- Aperfeiçoar o modelo de gestão de pessoas e melhorar a satisfação do servidor
- Modernizar a infraestrutura e sistemas de TIC com foco na transformação digital
Perspectiva Orçamento e Finanças:
- Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira
"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." Peter Drucker.