Educação Fiscal

Em tempos de restrição de atividades formativas presenciais, o Programa de Educação Fiscal tem investido na realização de cursos a distância, na Plataforma Moodle e em Circuito de Lives, com periodicidade semanal, desde maio de 2020. Atualmente, são realizados dois cursos a distância: Disseminadores de Educação Fiscal (certificação de 120 horas) e Qualidade de vida e políticas públicas (certificação de 40 horas). Turmas para o curso Disseminadores de Educação Fiscal são abertas duas vezes ao ano, enquanto o curso Qualidade de vida e políticas públicas está disponível para matrículas permanentes, em que cursistas têm prazo de dois meses, após realização do primeiro acesso, para conclusão. Para mais informações sobre matrículas nos cursos, entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Educação Fiscal em Goiás

A Educação Fiscal é uma prática de cidadania que envolve o aprofundamento da relação entre Estado e sociedade na fiscalização e gestão dos recursos públicos. O programa desenvolvido na Secretaria da Economia de Goiás tem o objetivo de disseminar os conteúdos referentes ao papel social dos tributos, importância dos orçamentos para o bom funcionamento da administração pública, alocação e controle dos recursos, entre outros temas relacionados à gestão e fiscalização das finanças públicas.

Em Goiás, o Grupo de Educação Fiscal (Gefe) da Economia atua em cinco áreas:

  • ensino fundamental;
  • ensino médio;
  • ensino superior;
  • funcionalismo público;
  • e a sociedade civil organizada, como associações, sindicatos, ONGs e igrejas.

As atividades desenvolvidas pelo grupo englobam a realização de palestras, oficinas, encontros pedagógicos, cursos presenciais e virtuais e formação de disseminadores da educação fiscal. Nas escolas e universidades, o grupo orienta diretores e educadores com relação à inserção de conteúdos e criação de disciplinas da educação fiscal. Além disso, o Gefe trabalha na divulgação do conhecimento sobre um dos mais importantes projetos de cidadania da Fazenda - a Nota Fiscal Goiana – concebida como instrumento prático e direto de participação e Cidadania. A equipe de servidores que integram o Gefe recebe formação diversificada. Os cursos de preparação, em nível nacional, envolvem a participação de representantes da Receita Federal, Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, Controladoria Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério de Educação e Cultura, Procuradoria da Fazenda Nacional, entre outros.

A Economia parte do princípio de que o controle social está entre os mais importantes instrumentos de melhoria na gestão dos recursos públicos e por isso incentiva e investe na educação fiscal.

O Programa de Educação Fiscal em Goiás é coordenado pela Secretaria de Estado da Economia, com quadro formado por profissionais multidisciplinares das áreas de:

  • Fiscalização;
  • Educação;
  • Tecnologia da informação;
  • Comunicação

Contato:

Coordenação de Educação Fiscal - Secretaria de Estado da Economia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenador: José Humberto Corrêa de Miranda
Telefone: (62) 3269.2567/2568

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.