Circuito de lives da Educação Fiscal (2020)

Em maio de 2020, o Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia iniciou circuito de lives semanais, para continuar as atividades de apresentação de boas práticas de cidadania fiscal e de promoção de ideias a respeito da função social dos tributos e da importância do controle social das administrações públicas.

Confira, nesta página, a listagem das lives, que podem ser assistidas no canal do Youtube: Educação Fiscal Goiás.

4 de novembro de 2020

As professoras da Universidade Estadual de Goiás, Ivani Marisa Cayser e Thiara Messias de Almeida, apresentaram experiências de disseminação de conteúdos de Educação Fiscal no âmbito da comunidade acadêmica do Campus de Formosa e na rede municipal de ensino. "Educação Fiscal na Formação da Cidadania" foi o tema da live.

21 de outubro de 2020

As professoras do município de Anápolis, Mary Aurora da Costa, Camila Araújo Moreira e Ilmara Batista Damasceno apresentaram a conferência "A trajetória do Programa de Educação Fiscal no município de Anápolis". Atenção especial foi dada aos recursos digitais que impulsionam a promoção dos conteúdos de Educação Fiscal na sociedade.

14 de outubro de 2020

A auditora fiscal e coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal da Santa Maria (RS), Rosaura Vargas, tratou do tema: "Educação Fiscal em tempos de ensino remoto". A palestrante tambéu compartilhou experiências de consolidação da cultura de cidadania fiscal em Santa Maria, ao longo de 18 anos de institucionalização do programa em âmbito municipal.


7 de outubro de 2020

Metas e os resultados do programa goiano “Estudantes de Atitude’, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Secretaria Estadual de Educação, foram apresentados por Diego Ramalho Freitas, subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã da CGE. O tema da live foi "Estudantes de atitude - Uma grande iniciativa de Educação Fiscal". A iniciativa "Estudantes de Atitude" é um exemplo reconhecido pelos idealizadores como profundamente relacionado e inspirado pelos mesmos propósitos da Educação Fiscal.

30 de setembro de 2020

O professor Cícero Roberto de Melo, do Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal, tratou do tema: “Educação Fiscal – Textos e Contextos”. O palestrante, com experiência de ensino na educação básica e superior, compartilhou práticas didáticas de exposição dos conteúdos do Programa de Educação Fiscal, a partir de temas como função social dos tributos e controle social da administração pública.

23 de setembro de 2020

A coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Ceará, a jornalista Imaculada Vidal, foi convidada para apresentar experiências bem sucedidas de cidadania fiscal em seu Estado, que impactaram diretamente mais de 100 mil pessoas, em 22 anos. 

17 de setembro de 2020

O auditor fiscal da Agenfa de Aparecida de Goiânia, Márcio de Oliveira Jorge, compartilhou experiências bem sucedidas de capacitação fiscal e tributária de contribuintes, contadores e servidores em sua unidade, que contribuem para a melhoria da relação entre Estado e sociedade.

16 de setembro de 2020

O gerente de apoio ao Coíndice da Secretaria da Economia, Walber Robbson de Santana, tratou do tema: “O impacto da nova legislação do Fundeb na Cota-Parte do ICMS destinado aos municípios”. Voltada especialmente para profissionais da educação e servidores públicos e gestores municipais, a live tratou do principal mecanismo de financiamento da educação pública no Brasil, cuja nova lei foi aprovada pelo Senado no último mês de agosto. Além disso, o gerente apresentou aspectos básicos sobre repartição de ICMS para os municípios e cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM). 

2 de setembro de 2020

Contextualização da Reforma Tributária, em andamento no Congresso, foi tema de live conduzida por Frederico Medeiros, vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/GO. Também foi abordada a importância de reformar a legislação tributária nacional, para maior justiça em relação à capacidade contributiva e para maior simplificação. 

26 de agosto de 2020

O coordenador do Programa de Educação Fiscal, José Humberto Corrêa de Miranda, e a professora da Secretaria da Educação, Denise Bueno, apresentaram o curso on-line "Disseminadores de Educação Fiscal", que terá nova edição no período de 14 de setembro a 22 de novembro de 2020.

19 de agosto de 2020

Em segunda participação no Circuito de Lives, desta vez em iniciativa que contou com a parceria da Federação Goiana de Municípios, Tom Barros, auditor federal do Tesouro Nacional e mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia, foi convidado para apresentar ferramentas inteligentes para promoção da Educação Fiscal e da Educação Financeira.  

12 de agosto de 2020

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, foi a convidada do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, em edição que contou com participação de aproximadamente 100 professores da rede estadual de ensino. Na live foram discutidos temas relacionados à Educação Fiscal, como participação social na administração das escolas e importância do FUNDEB.

5 de agosto de 2020

Esta edição foi voltada para a apresentação do coordenador local, de sua equipe e dos vários trabalhos em andamento, com o tema "Educação Fiscal em ação". O coordenador José Humberto Corrêa de Miranda explicou como as ações de sua equipe têm sido desenvolvidas, mesmo em cenário de pandemia, com o apoio de órgãos públicos parceiros. Circuito de Lives, capacitação remota de escolas para a edição de 2020 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, e a realização de cursos pela recém-inaugurada Plataforma Moodle de Ensino a Distância foram algumas das iniciativas apresentadas.

31 de julho de 2020

A secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, apresentou o tema "Desafios da Administração Pública na pandemia".  Os princípios da Educação Fiscal foram utilizados por Cristiane Schmidt para refletir sobre o papel do Estado no estabelecimento de políticas públicas a partir da justa arrecadação de tributos.  Nesta reflexão sobre a importância do poder público, a secretária tratou especialmente dos desafios que envolvem políticas para redução das desigualdades sociais e para o fomento estratégico em Educação.

22 de julho de 2020

A promotora de justiça Karina D'Abruzzo tratou do papel do Ministério Público na defesa da saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus. Ela é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Saúde do MPE-GO e, além de compartilhar experiências, orientou participantes a fiscalizar políticas públicas, por meio de participação em Conselhos de Saúde.

15 de julho de 2020

O combate à corrupção em tempos de pandemia foi o tema abordado por Sávio Luiz Pereira Nascimento, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União em Goiás, professor de direito e autor de livro sobre responsabilidade fiscal. A live tratou de questões teóricas e práticas sobre a utilização de ferramentas, como os portais de transparência, que favorecem o controle social e a prevenção à corrupção.  

8 de julho de 2020

A situação dos idosos na pandemia do novo coronavírus foi o tema da live com a professora Lucirene Santana, ex-coordenadora pedagógica do Programa de Educação Fiscal em Goiás. Foi promovida uma reflexão sociológica sobre os idosos, que são orientados mais urgentemente para a situação de confinamento em tempos de isolamento social. Os princípios da Educação Fiscal da responsabilidade social e da harmonia entre Estado e Sociedade também foram colocados em perspectiva na análise da professora Lucirene Santana.

1º de julho de 2020

A contadora Flaviane Santos foi convidada pelo Programa de Educação Fiscal de Goiás a compartilhar experiências do projeto vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em 2017: "Educação Fiscal: Um caminho para a coesão social", da Universidade Estadual de Goiás. Coordenado pela falecida professora Flávia Aline Vely Lopes, o projeto "Educação Fiscal: Um caminho para coesão social" contou com uma série de experiências bem-sucedidas, entre as quais, palestras em faculdades e órgãos públicos de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, esquetes teatrais e criação da música “É claro que não – Onde começa a corrupção”. A canção tem a letra de Flaviane dos Santos e foi musicada e cantada por Carlinhos Santos, ex-vocalista do grupo P.O. Box.

24 de junho de 2020

Tom Barros, auditor federal do Tesouro Nacional e mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia, foi convidado para apresentar seus trabalhos de promoção de boas práticas de controle social e educação fiscal. Atualmente, ele coordena projeto com o Instituto Maurício de Souza, em que histórias da Turma da Mônica para crianças são utilizadas para a divulgação da cidadania fiscal. 

17 de junho de 2020

A professora Bárbara Ferreira, do Colégio Estadual Nivo das Neves, de Caldas Novas apresentou o projeto de Educação Fiscal que executa, junto a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em que relaciona conteúdos de sua disciplina com a compreensão do funcionamento do Estado.

3 de junho de 2020

Diego Ramalho Freitas, subcontrolador de Transparência, Ouvidoria e Controle Social da Controladoria-Geral do Estado, compartilha sua  experiência em temas como transparência e combate à corrupção em live sobre a importância da participação social na administração pública.

27 de maio de 2020

O auditor da Receita Federal do Brasil, Humberto Matsuda, fala o papel estratégico dos tributos em tempos de pandemia.

20 de maio de 2020

A professora Márcia Maria, que ministra a disciplina de Educação Fiscal para estudantes do Ensino Médio do Colégio  Severina Maria de Jesus, em Aparecida de Goiânia, compartilha suas experiências pedagógicas.

13 de maio de 2020

Na live de abertura do circuito, a professora Lucirene Santana, que foi coordenadora pedagógica do programa em Goiás, e o auditor fiscal e cineasta Leandro Cunha, conversam com os ouvintes sobre ferramentas audiovisuais e estratégias pedagógicas para a promoção de conteúdos de cidadania fiscal

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.