Circuito de lives da Educação Fiscal (2021)

Em fevereiro de 2021, o Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia iniciou segunda temporada do seu Circuito de lives, com periodicidade quinzenal, para continuar as atividades de apresentação de boas práticas de cidadania fiscal e de promoção de ideias a respeito da função social dos tributos e da importância do controle social das administrações públicas. Nesta nova temporada, as edições têm buscado cumprir os requisitos de excelência de palestrantes, relevância de temas e integração nacional dos grupos de Educação Fiscal.

Confira, nesta página, a listagem da nova temporada, cujas edições podem ser assistidas pelo canal do Youtube: Educação Fiscal Goiás.

24 de fevereiro de 2021

"Solidariedade e Educação Fiscal em contexto de complexidades" foi o tema de abertura do ciclo de 2021, com webinário conduzido por Julio Cesar Santiago, Procurador da Fazenda Nacional e Doutor e Mestre em Finanças Públicas e Tributação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10 de março de 2021

A presidente do Observatório Social de Maringá, a advogada Cristiane Mari Tomiazzi, foi convidada para tratar do tema "Observatório Social de Maringá - Um exemplo de participação cidadã na gestão pública". 

24 de março de 2021

A auditora fiscal e coordenadora geral do Grupo de Educação Fiscal do Amapá, Simei Natércia dos Santos, realizou webinário com o tema: "A cidadania fiscal no contexto da Educação Fiscal no Amapá".

7 de abril de 2021

O Programa Nota Fiscal Goiana da Secretaria da Economia foi  abordado pelo coordenador do Programa de Educação Fiscal, José Humberto Corrêa de Miranda e pelo auditor fiscal Leandro Cunha. Participantes puderam se informar e também refletir sobre as possibilidades da Nota Fiscal Goiana enquanto instrumento de cidadania.

20 de abril de 2021

A professora Rosiane da Costa Toledo Campos, que atua em escolas da rede estadual e do município de Senador Canedo, ​​ junto a alunos da Educação para e Jovens e Adultos (EJA), apresentou seu projeto de promoção de ideias da Educação Fiscal na escola e incentivo à participação da comunidade escolar no Programa Nota Fiscal Goiana. A live também teve a participação do coordenador do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, José Humberto Corrêa de Miranda, e do auditor Leandro Cunha.

5 de maio de 2021

O auditor federal da Controladoria-Geral da União no Maranhão, Welliton Resende Silva, tratou do tema:"A Lei de Responsabilidade Fiscal no contexto da Educação Fiscal", em lembrança aos 21 anos de promulgação da LRF. Welliton Resende Silva é coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU/MA. O evento também foi uma homenagem ao auditor federal da CGU em Goiás, Sávio Luiz Pereira Nascimento que faleceu no último dia 25 de março, aos 37 anos. Sávio Luiz participou de uma das edições da temporada 2020, do Circuito de Lives da Educação Fiscal Goiás.

26 de maio de 2021

"Educação Fiscal: Inclusiva e Libertária" foi o tema do webinário ministrado pelo palestrante Eugênio Bomtempo, professor, advogado e doutorando em direito pela Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

9 de junho de 2021

Luiz Antônio Zanon, atual coordenador do Programa Nacional de Educação Fiscal (GT66/Confaz), foi convidado para tratar do tema: "Os desafios da Educação Fiscal para o estímulo da cidadania ativa no Brasil".

23 de junho de 2021

O palestrante Carlos Augusto Lins de Barros, auditor fiscal da Secretaria da Economia de Goiás, representante fazendário junto ao Conselho Administrativo Tributário, tratou do tema: "Gestão à Vista na Recuperação de Créditos e Fortalecimento da Cidadania".

28 de julho de 2021

O auditor da Secretaria da Economia, Vinícius Oliveira de Almeida, abordou o tema: "Os benefícios fiscais de ICMS na promoção da função social do tributo" Durante o webinário, o auditor explicou como a finalidade extrafiscal do ICMS, instrumentalizada por meio da concessão de benefícios fiscais, se relaciona à efetivação de objetivos constitucionais do Brasil, como erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais e regionais. 

11 de agosto de 2021

O gestor de Finanças e Controle da Secretaria da Economia, Leonardo Vieira, foi convidado para falar sobre o Programa Nota Fiscal Goiana, do qual é o atual coordenador.

25 de agosto de 2021

Nesta edição, o Circuito de Lives do Programa de Educação Fiscal de Goiás recebeu, como convidada, Elaine Carvalho César Felix, auditora fiscal e coordenadora da Escola de Administração Tributária e presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep). 

15 de setembro de 2021

O coordenador de Documentos Fiscais da Secretaria da Economia, Antônio Carlos Godoi apresenta o tema "Conhecendo documentos fiscais para o desenvolvimento da cidadania", com o objetivo de enfatizar como o exercício da cidadania fiscal é vantajoso tanto para consumidores, quanto para as empresas.

29 de setembro de 2021

Nesta edição, o Circuito de Lives do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia teve como convidado o superintendente de Governo Aberto do Estado de Goiás, Bruno Rolim (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que abordou o tema: "A importância do Controle Social no exercício da cidadania".

27 de outubro de 2021

Em edição especial, em homenagem ao Dia do Professor (15 de outubro) e do Servidor Público (28 de outubro), foi convidado o  superintendente de Informações Fiscais da Secretaria da Economia, Walber Santana, que destacou a importância do Fundeb como mecanismo de financiamento para o desenvolvimento da educação pública no Brasil e valorização do professor. Em seguida, o coordenador da Educação Fiscal, José Humberto Corrêa de Miranda fez referência à importância do serviço público na aplicação ética dos tributos arrecadados pelo Estado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.